Dentre as etapas mais aguardadas na implantação de um loteamento está a pavimentação asfáltica, ou seja, o momento em que as ruas e avenidas do empreendimento ganham vida e mobilidade! No entanto, é importante que os proprietários fiquem a par das etapas que envolvem esse processo que costuma ser um pouco mais complexo do que se imagina. Na matéria de hoje, trazemos as 5 etapas principais de pavimentação viária de um empreendimento. Confira! 

1 – Planejamento e design

Ao ouvir ‘etapas de pavimentação’ é impossível não pensar em uma camada preta e brilhante de asfalto. Mas, antes mesmo das máquinas entrarem em ação, várias horas são dedicadas para planejar o design do asfalto, ou seja, antes de todo o trabalho, existe um planejamento a ser feito. Nesse planejamento, alguns itens deverão ser levados em conta, tais como: propriedades do terreno e solo, volume de tráfego,  localização, esgoto e drenagem e etc.

2 – Preparação da base e sub-base

A camada de asfalto geralmente é composta por cinco camadas, sendo o reforço do subleito, sub-base, base, camada de regularização e revestimento. A espessura de cada camada dependerá de alguns fatores, como número de veículos a transitar, velocidade da via e peso médio de cada automóvel. A base e a sub-base são dois fatores importantes para a qualidade do pavimento, pois fornecem uma superfície estável, capaz de suportá-lo.

Quando o solo da região apresenta boas características não é necessário a realização do reforço do subleito e da sub-base. Porém, esses aspectos devem ser avaliados por um engenheiro e/ou profissional com capacidade técnica para tal. 

3 – Mistura asfáltica: lançamento

Após a execução das estruturas de suporte do novo pavimento, é adicionada a camada superior de asfalto fresco, para proporcionar uma condução mais suave e limpa. Durante essa fase, são construídos também canais, calhas e drenos, responsáveis pelo escoamento e direcionamento das águas de chuvas. 

4 – Articulação e transição

É hora de interligar a rua às calçadas, estacionamentos ou estradas existentes suavizando a transição da superfície antiga para a mais nova. Essas áreas de transição, chamadas de juntas de topo, requerem uma atenção especial para garantir que a classificação e escoamento da água sejam feitas de forma apropriada e para que os pedestres não notem diferenças nas superfícies.

5 – Compressão final

Após a aplicação de todas as juntas de asfalto e de topo, a superfície é toda suavizada e compactada, através de um rolo compactador, onde a superfície do asfalto é alisada. Essa é a etapa final do processo, e garante que não haja saliências ou pedras sobre a nova superfície lisa.

Para finalizar, realiza-se a pintura do pavimento, com as faixas e pontos indicativos, deixando as vias sinalizadas e próprias para o tráfego de veículos. 

E por falar em pavimentação viária, nosso empreendimento em Ibirité, o Bairro Ibituruna, está justamente nessa fase. Suas ruas amplas com 12 metros de largura estão ganhando forma para muito em breve interligar casas, praças e belas áreas verdes preservadas com mais de 100 mil m². 

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