Bairro Progresso em fase de terraplanagem: saiba tudo sobre essa etapa da obra

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp
terraplenagem bairro Progresso

Com certeza você já ouviu falar em terraplanagem, não é mesmo? Essa etapa da construção de um loteamento é extremamente importante e necessária para que as ruas e lotes do futuro bairro a ser implantado possam atender seus moradores em termos de infraestrutura e conforto. Mas como funciona essa etapa? Quais os benefícios para o bairro e seus moradores?  Como um de nossos empreendimentos, o Bairro Progresso, em Divinópolis, encontra-se justamente na fase de terraplanagem, resolvemos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto para você ficar por dentro de tudo o que acontece em nossas obras. Boa leitura! 

Conforto e segurança

O ponto de partida para iniciar a terraplanagem é a fase de planejamento do projeto do empreendimento, é onde pensa-se sobre toda a topografia. Após a aprovação pelos órgãos competentes, iniciam-se as obras com a movimentação de terra para que o terreno fique o mais nivelado possível , proporcionando conforto e segurança para quem irá trafegar no novo bairro.

Fundamental para o bom andamento das próximas etapas

É comum dizer que a terraplanagem é o primeiro passo para a construção de um loteamento e ela deve ser executada com excelência para que possa dar suporte às outras etapas, pois é ela que ajudará no bom funcionamento das redes de águas pluviais, água potável e de esgotamento sanitário. Ela será o subleito que receberá as outras camadas da etapa da pavimentação até chegar no revestimento asfáltico. Podemos comparar a terraplanagem como a fundação de uma casa, se a fundação for bem executada e de modo correto, as chances de aparecer problemas no imóvel são mínimas, com a terraplanagem é igual, se executada corretamente e com qualidade, dificilmente aparecerão problemas futuros, o que gera uma segurança para os moradores do bairro.

Melhor mobilidade urbana

O tratamento da superfície por meio da terraplanagem é fundamental para garantir segurança durante as obras e para a via de tráfego em si. O ótimo nivelamento, ou mesmo a aplicação de declividades, oferece condições adequadas para a construção dos mais diversos projetos de ruas, independentemente da extensão.

O objetivo é proporcionar a estrutura adequada para zonas residenciais e comerciais do novo bairro. Esse trabalho é dividido em diferentes etapas, que devem ser realizadas conforme a necessidade do projeto. As principais etapas da terraplanagem são divididas em:

  • Limpeza e raspagem da camada vegetal;
  • Escavação;
  • Carregamento;
  • Transporte (retirada ou complementação);
  • Espalhamento e uniformização do material;
  • Compactação do solo.

Agora que você já sabe a importância da etapa de terraplanagem para o sucesso do empreendimento, clique para saber mais sobre o Bairro Progresso, o nosso bairro planejado em Divinópolis que já se encontra na fase de terraplanagem.

Deixe um comentário